quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A volta do protecionismo é uma boa ideia?

O governo brasileiro sente cada vez mais a concorrência externa no mercado interno e reage:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/09/15/governo-aumenta-ipi-dos-carros-importados-e-atinge-marcas-chinesas.jhtm
Em parte, é um retorno ao modelo de proteção que existia no período 1964-1990. As empresas multinacionais que produzem dentro do país, com vistas portanto ao mercado interno, recebem uma "ajuda" do governo por essa colaboração. Durante a década de 1990 essa ajuda diminuiu, com a ideia de que a concorrência externa seria benéfica para a indústria aqui instalada, pois forçaria a sua modernização. Porém, concorrer com as "plataformas de exportação" asiáticas não se resume à modernização das indústrias. Todo o país precisa ser modificado. Isso já é bem mais difícil. Resultado: algumas fábricas, como as de automóveis, mesmo modernizando o seu processo produtivo, não conseguem concorrer com os países asiáticos. A entrada da China, então, deixou o cenário ainda mais difícil. Como não é possível mexer na moeda nacional, promovendo sua desvalorização como em tempos passados, o caminho foi o do aumento de impostos. Mas tem um porém: o Brasil faz parte da OMC, o "árbitro" do comércio mundial. Será que essa ação do governo será questionada pelos países que exportam veículos para o Brasil, como a China?

Nenhum comentário:

Postar um comentário